Por Paulo Zanon @ 09:18 — 14/05/2014

Podcasts que escuto


podcasts-banner

Diariamente no percurso: casa – trabalho – casa, escuto diversos podcasts, achei interessante compartilhar primeiramente o que é um Podcast e quais são os que escuto regularmente.

Escutá-los em meu carro transformou-se em uma forma de terapia, é praticamente um “evento”. Entro em meu carro, coloco um Nerdcast ou MRG para tocar e esqueço de tudo, apenas escuto um bando de malucos falando dos mais variados assuntos e me divirto muito com isso.

Após alguns anos escutando-os, cria-se um sentimento interessante, considero-os como meus amigos mesmo sem nunca tê-los conhecido. Percebo que isso é algo comum, e diversos ouvintes possuem o mesmo sentimento.

Para quem ainda não está familiarizado com o tema, vou utilizar a explicação de Podcast que a Folha de São Paulo publicou em seu website, na matéria Entenda o que é podcast:

Os podcasts –também chamados de podcastings– são arquivos de áudio transmitidos via internet. Neles, os internautas oferecem seleções de músicas ou falam sobre os mais variados assuntos –exatamente como acontece nos blogs. A palavra que determina esta nova tecnologia surgiu da fusão de iPod (toca-MP3 da Apple) e broadcast (transmissão via rádio).

Além de possibilitar a divulgação de diversos temas –que rádio teria programas para fãs de “Star Trek” ou admiradores de literatura russa?–, os podcasts libertam os ouvintes da grade de programação. Os arquivos, baixados em computadores ou tocadores portáteis, podem ser ouvidos a qualquer hora.

Com essa introdução, segue a apresentação dos Podcasts que tenho escutado ultimamente.

Dentre os nacionais, destaco dois:

Nerdcast

nerdcast-banner

O que é?

Nerdcast é o primeiro podcast totalmente nerd do Brasil.

Criado em março de 2006, o Nerdcast é um papo bastante informal entre os criadores do site Alexandre Ottoni e Deive Pazos, e convidados variados.

Eles conversam sobre os mais derivados assuntos do mundo nerd: filmes, tv, quadrinhos, história e literatura. No entanto, o desafio do podcast é manter o foco, pois quando o besteirol toma conta, nem convidados, nem apresentadores, nem ouvintes conseguem conter suas gargalhadas.

O texto acima foi retirado do próprio site do jovemnerd.
Caso nunca tenho ouvido, recomendo começar a escutá-lo através de um assunto que seja de seu interesse. Acredite, você não irá se arrepender.
Semanalmente, para ser mais exato toda sexta-feira um novo episódio é disponibilizado gratuitamente no website jovemnerd.com.br ou via iTunes Store.

MRG – Matando Robôs Gigantes

mrg-banner

O que é?

Criado em Julho de 2008, o Matando Robôs Gigantes é um Podcast de humor dividido em quatro episódios: Cinema, Games, Quadrinhos e a Voz do Robô.
Reunindo as opiniões fecais de Affonso Solano, Diogo Braga e Roberto Duque Estrada, o MRG promove discussões sobre os temas em pauta (e, frequentemente, fora dela) aproveitando as personalidades divergentes dos apresentadores e convidados.

O texto acima foi retirado do próprio site do jovemnerd.

Em se tratando de Podcast completamente maluco, temos o MRG, ou Matando Robôs Gigantes, mais um Podcast que irá proporcionar muitas risadas.
Sua periodicidade também é semanal, toda quinta-feira (se não atrasar) é disponibilizado um episódio novo no JovemNerd, e claro, gratuitamente.

Acompanho também três Podcasts americanos, são eles:

ATP – Accidental Tech Podcast

atp-banner

Formado por três programadores: John Siracusa, conhecido por seus artigos para o site Ars Technica, Marco Arment, co-fundador do Tumblr e criador do Instapaper e Casey Liss, quem é Casey Liss?

Tudo começou com o Podcast Neutral, destinado a falar sobre carros. Nas gravações do Neutral o grupo notou que os assuntos os quais eles mais falavam era sobre tecnologia. Foi assim que o ATP – Accidental Tech Podcast (em uma tradução literal seria Podcast Acidental de Tecnologia) surgiu.
O Podcast aborda os assuntos da atualidade sobre tecnologia, onde cada integrante expõe sua opinião e sem estudo prévio dos assuntos, o que para o John Siracusa é praticamente um castigo!

Recomendo para quem é da área de tecnologia e desenvolvimento de software.

Periodicidade semanal e gratuíto, um novo episódio toda quinta ou sexta.

Talk Show with John Gruber

jgruber-banner

John Gruber é um blogueiro americano especializado em opinar e noticiar coisas a respeito da Apple. Através de seu blog o Daring Fireball, John posta curtos comentários a respeito das notícias tecnológicas e exporadicamente sobre o baseball americano. Normalmente seu Podcast, The Talk Show With Your Host John Gruber, é formado pelo próprio John Gruber e um convidado especial. O foco do programa também são notícias do mundo da tecnologia, em especial as que falam sobre a Apple.

A periodicidade não é bem definida, as vezes quinzenal, as vezes semanal. Acompanhe o feed pela iTunes Store que não terá erro.

The Vergecast

vergecast-banner

E por último, mas não menos importante, The Vergecast, que não é apenas um Podcast mas sim um Videocast.
Formado pelo trio Joshua Topolsky, Nilay Patel e Paul Miller, o Podcast aborda as principais notícias publicadas semanalmente pelo site The Verge. Atualmente seu elenco de apresentadores e participantes tem variado entre os diversos membros do The Verge.

A periodicidade é semanal e gratuíto, é possível acompanhar o programa através do site. Você também pode acompanhar o feed através da iTunes Store.

E você? Escuta podcasts? Quais você recomenda?

Deixe a sua lista nos comentários abaixo.