Por Paulo Zanon @ 08:01 — 07/05/2014

Deixe seu Windows 8.1 com a cara do Windows 7


windows81-cover

Mudanças sempre geram resistência, e comigo não foi diferente ao utilizar o Windows 8 e sua nova interface que extinguiu o tão familiar botão iniciar.

Procurei algumas formas de tentar voltar para a interface que já estava acostumado, mas sem sucesso. Após algumas buscas na internet, descobri que com a atualização 8.1 do Windows, a Microsoft disponibilizou uma forma nativa e fácil de trazer o botão iniciar novamente e também uma forma de fazer com que o Windows inicie diretamente na Área de Trabalho, exatamente igual ao saudoso Windows 7.

Abaixo seguem algumas dicas.

Bootar o Windows 8.1 diretamente para a Área de Trabalho

  • Entre na Área de Trabalho;
  • Clique com o botão direito na barra de tarefas;
  • Escolha a opção Propriedades e então clique na aba Navegação;
  • Há diversas opções de configuração, marque a opção: “Quando eu entrar ou fechar todos os aplicativos em uma tela, ir para a área de trabalho em vez de Iniciar”, como na imagem abaixo:

win81-01

Botão Iniciar

A atualização para o Windows 8.1 trouxe novamente o botão Iniciar, mas saiba que houveram mudanças em seu comportamento.
Ao clicar com o botão esquerdo no botão Iniciar, você terá acesso rápido a maioria das funções avançadas das ferramentas do sistema, Gerenciador de Tarefas, Painel de Controle, Executar, Gerenciador de Dispositivos, entre outros. Há também a possibilidade de Desligar, Suspender ou Reiniciar o computador, algo que estava fazendo falta no Windows 8.

win81-02

Customizando a Tela Inicial

Por padrão, clicando no botão Iniciar você será direcionado para a tela Inicial. Entrando novamente no menu Propriedades da Barra de Tarefas, como fizemos na primeira dica, há mais opções de customização.

Para deixar a Tela Inicial com o mesmo fundo de tela da sua Área de Trabalho, marque a opção: “Mostrar tela de fundo da área de trabalho na tela inicial”.

win81-03

Outra opção interessante, é “Mostrar automaticamente o modo de exibição Aplicativos quando eu entrar na tela inicial”, dessa forma ao clicar no botão Iniciar ele irá para a tela de Aplicativos (algo parecido com o funcionamento antigo do botão Iniciar).

win81-04

Isso já é um começo, mas acredito que você queira que as aplicações que você realmente usa apareçam antes, felizmente existe uma opção, marque o checkbox “Listar primeiro os aplicativos de desktop no modo de exibição Aplicativos quando eles forem classificados por categoria”.

win81-05

Mudar os Softwares Padrão

Se você não gosta dos softwares padrão que o Windows 8 utiliza para abrir uma imagem, vídeo, navegador e etc, você poderá alterá-los facilmente.

Na tela de Aplicativos, clique na busca e escreva: “Configurações padrão”.

win81-06

Escolha a opção como na imagem acima e você será direcionado para a tela onde são configurados todos os aplicativos padrões do Windows, como na imagem abaixo:

win81-07

Com essas dicas simples, seu Windows 8.1 ficará mais agradável de usar, minimizando o impacto da nova interface gráfica.

Fonte: pugetsystems