Por Paulo Zanon @ 08:01 — 30/04/2014

Tutorial: Como baixar o ISO oficial do Windows 8.1


windows-8-cover

Ano passado a Microsoft disponibilizou gratuitamente a atualização para o Windows 8.1. Ao instalar um novo Windows, sempre tive o costume de fazer uma instalação limpa (formatar o PC e instalar o sistema operacional), mas como dessa vez a mudança era apenas um update, resolvi fazer diferente e atualizar via Windows Update… resultado: PROBLEMAS!

Infelizmente após atualizar, o Windows não iniciou. Tentei diversas abordagens para solucionar o problema, entrei em modo de segurança e troquei drivers, tentei restaurar para o Windows 8, mas tudo em vão. Quando estava prestes a desistir, micro desligado e pronto para dormir extremamente revoltado, resolvi fazer uma última tentativa e liguei a computador. E não é que o Windows iniciou corretamente? Até hoje não sei ao certo o que pode ter acontecido.
Esporadicamente o problema volta a acontecer, para piorar a performance durante o boot está sofrível, a ponto de levar uns 5 minutos até que seja possível utilizar o computador.

Resolvi formatar a máquina e fazer a instalação limpa do Windows 8.1. Para minha frustração não consegui encontrar a ISO oficial do Windows 8.1, apenas em sites P2P. Queria baixar a versão oficial da Microsoft, de seus servidores, mas infelizmente essa tarefa não é tão trivial como deveria ser.

Fazendo algumas buscas notei uma enorme quantidade de tutoriais de como baixar a ISO do Windows 8.1, nenhum deles é simples como: “Clique aqui e baixe o Windows 8.1“.

Para facilitar a vida de todos resolvi montar o roteiro abaixo.

Passo 1: Vá até a página Atualizar o Windows apenas com a chave do produto e clique no botão azul claro: Instalar o Windows 8.

windows8-step1

Passo 2: Execute o arquivo que ele acabou de baixar chamado Windows8-Setup.exe, quando solicitado coloque a sua CD-KEY. Continue até chegar na tela em que o download é iniciado.

Passo 3: Feche a janela do aplicativo e confirme SIM para fechar o programa.

Passo 4: De volta a página Atualizar o Windows apenas com a chave do produto, clique agora no outro botão azul claro: Instalar o Windows 8.1.

Passo 5: Execute o arquivo que acabou de ser baixado, WindowsSetupBox.exe, ele irá iniciar o download da ISO do Windows 8.1, aguarde o download finalizar.

Passo 6: Ao terminar o download o instalador levará alguns minutos para verificar o arquivo baixado e descomprimir os arquivos de instalação. Quando aparecer a janela para escolher a forma de instalação, escolha: “Instalar criando uma mídia“.

Passo 7: Na próxima tela, escolha se você quer criar um Pen Drive com a instalação do Windows ou gerar um arquivo ISO. Eu escolhi salvar o ISO para poder guardar a imagem do Windows. Utilizando o software Windows 7 USB/DVD download tool gerei um Pen Drive para instalar o Windows.

Mas os problemas não acabaram aí. Quando iniciei a instalação pelo pen drive foi solicitada a CD-KEY do Windows 8.1, de forma lógica coloquei a CD-KEY do Windows 8, qual foi a resposta do instalador ao tentar validar minha CD-KEY? KEY INVÁLIDA! Com ódio nos olhos tentei mais 3x, vai que digitei algo errado, sem sucesso.

Lá vou eu novamente em busca de uma solução…

Descobri que a CD-KEY do Windows 8 realmente não serve na instalação limpa do Windows 8.1. Não sei porque cargas d’água ele não aceita, afinal o Windows 8.1 é apenas uma atualização do Windows 8, não é como se eu estivesse tentando usar uma CD-KEY do Windows 7 no Windows 8.

A maneira que encontrei foi utilizar uma CD-KEY genérica do Windows 8.1. A Microsoft disponibiliza tais CD-KEYs para o usuário avaliar o sistema.

Acesse o seguinte endereço e procure a CD-KEY para o Windows 8.1 Professional: http://technet.microsoft.com/en-us/library/jj612867.aspx

Com a CD-KEY genérica você será capaz de instalar o Windows 8.1 mas não poderá ativá-lo.
Uma vez que sua instalação tenha sido finalizada, você precisa trocar a chave genérica pela sua.
Vá até as “Propriedades de Sistema” e clique na opção “Mudar a chave do produto“, insira a sua CD-KEY original do Windows 8.
Pronto, seu Windows será ativado e você terá o Windows 8.1 instalado com a sua CD-KEY.

Espero que esse tutorial ajude a todos que tiveram problemas ao tentar instalar o Windows 8.1 do zero.

Qualquer dúvida, deixem nos comentários abaixo.

Fonte: [1] [2]