Por Paulo Zanon @ 10:59 — 02/10/2013

A ousada proposta da VALVE para sua sala


circles

Na semana passada, testemunhamos algo que pode significar uma grande mudança na indústria dos videogames e PCs. A VALVE, conhecida principalmente pelo sistema de distribuição de jogos online, STEAM e suas franquias Half-Life, Team Fortress, Left 4 Dead, CounterStrike entre inúmeras outras, fez três anúncios interessantes: SteamOS, Steam Machines e Steam Controller que compõe o Steam Universe, ou, Universo Steam.

steam-os

SteamOS

No dia 23 de setembro de 2013, mais precisamente as 14h horário de Brasília, foi anunciado o SteamOS. Uma nova distribuição Linux, totalmente customizada pela VALVE voltada a jogos. Sabe-se até o momento que a Nvidia deu e está dando um grande suporte em otimizações gráficas para a equipe de desenvolvimento da VALVE. Como praticamente todas as distribuições Linux, o SteamOS será gratuíto. A ideia é transpor a experiência do PC para a sala, sendo possível não apenas jogar, como também assistir filmes, séries ou músicas. Um anúncio bastante ousado, pois a confecção/personalização de um sistema operacional, não é algo simples de ser feito. Gabe Newell no começo do ano já havia expressado o seu profundo descontentamento com o Windows 8.
Em se tratando do apoio das grandes empresas desenvolvedoras de jogos, a única coisa que foi dita, é que nos próximos meses teremos o anúncio de grandes franquias sendo lançadas para o SteamOS, mas nada além disso e provavelmente em 2014 serão realizados os lançamentos.
Uma funcionalidade interessante e que pode ajudar a impulsionar a adesão ao sistema da VALVE, será a possibilidade de fazer o streaming de um jogo que roda apenas em Windows/Mac para um máquina rodando o SteamOS. Digamos que você possui aquela super máquina no seu escritório na qual você normalmente utiliza para jogar, mas a sala é onde está sua magnífica TV de 9412803128 polegadas. Nela você poderá ligar um PC mais simples e barato rodando o SteamOS e conseguir jogar toda sua biblioteca de jogos existente em seu super PC, via streaming. Nada a além disso foi falado, ficando no vácuo como isso sera feito.
Até o momento nenhuma data concreta para o lançamento do sistema foi anunciada, em breve teremos mais notícias e logo poderemos baixar e testar o novo sistema operacional da VALVE.
Confira nesse link mais informações.

steam-machines

Steam Machines

Dois dias depois do anúncio do SteamOS, no dia 25 de setembro foi apresentado o conceito do Steam Machines. A ideia é uma gama de opções de hardware que atenda os consumidores de acordo com suas necessidades. Não há muito mais informações do que isso, e a data para a revelação de toda a coisa também será em 2014.
Por outro lado a VALVE quer a opinião de seus usuários e irá escolher 300 pessoas para participar do beta test do protótipo de seu hardware. Para isso o usuário terá que completar algumas missões, nada impossível, acesse o seguinte link para maiores informações. As inscrições se encerram no dia 25 de outubro.
Fica a dúvida a respeito de quem serão os parceiros de hardware para essa empreitada, até o momento nada foi anunciado e sem parcerias fortes ficará difícil competir com as grandes (SONY, Microsoft), mais uma coisa que teremos que esperar o seu desenrolar nos próximos meses ou ano que vem.

Confira nesse link mais informações.

steam-controllers

Steam Controller

E por último, mas não menos importante, na sexta-feira da mesma semana, dia 27 de setembro, a VALVE anunciou o protótipo de um novo conceito de controle.
Diferente do usual, ele foi pensado para o jogador utilizá-lo em qualquer título no conforto de seu sofá.

controller

A ideia é não utilizar sticks analógicos, mas sim 2 trackpads com altíssima resolução, botões diversos estrategicamente localizados e um display touch central com funções configuráveis. Claro, nada impede de o jogar continuar utilizando o seu teclado e mouse, ou controles que achar melhor. Entretando no site a respeito do controle, a área de perguntas e respostas é engraçada e esclarece algumas dúvidas básicas a respeito do controle e periféricos.

O controle virá junto com o hardware Beta a ser disponibilizado no sorteio, mas a princípio sem o display touch central, onde haverá 4 botões.
Uma proposta interessante, e que se bem executada poderá agregar uma maior precisão para jogos de tiro em primeira pessoa, estratégia em tempo real, jogos esses que até o momento não foram portados para os consoles por não terem uma jogalidade aceitável nos controles dos videogames.

Confira nesse link mais informações.

Será que a VALVE conseguirá revolucionar o mercado de PCs/Consoles?
Deixe seu comentário/opinião abaixo.